
Por mais de duas décadas, Luiz Gustavo Vieira de Castro esteve à frente do setor de registro e transferência de atletas da Confederação Brasileira de Futebol, área estratégica para o funcionamento do futebol profissional no país. Encerrada essa relação, ele buscou na Justiça do Trabalho o reconhecimento de vínculo empregatício com a CBF, sustentando que sua atuação, ainda que formalizada por outros meios contratuais, preenchia todos os requisitos de uma relação de emprego típica.
Tanto o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região quanto o Tribunal Superior do Trabalho acolheram o pedido, entendendo que as funções exercidas por Castro eram indispensáveis à estrutura funcional da entidade esportiva, o que, na ótica das instâncias trabalhistas, justificaria o reconhecimento da relação empregatícia mesmo diante da formatação contratual diversa adotada pelas partes.
Ao ser provocado por meio de reclamação constitucional, o Supremo chegou a conclusão distinta. A 1ª Turma, então sob relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, cassou por unanimidade o vínculo reconhecido nas instâncias trabalhistas, por entender inexistir elemento concreto que demonstrasse coação na formalização do contrato, e reafirmando que a essencialidade da atividade para o negócio da tomadora de serviços não é, isoladamente, suficiente para descaracterizar contratações lícitas fora do regime celetista tradicional.
O precedente se soma a uma série de decisões da 1ª Turma que restringem o espaço de reconhecimento de vínculo empregatício por instâncias trabalhistas quando exista modelo contratual alternativo lícito, ainda que a atividade desempenhada seja relevante ou mesmo essencial para a organização contratante. Para entidades esportivas e empresas de diversos setores, o caso segue como referência sobre os limites da terceirização de funções estratégicas, mesmo quando exercidas de forma contínua e por longos períodos.